spot_img
InícioDireitoFachada de escritório de advocacia

Fachada de escritório de advocacia

A construção da sua imagem é muito importante quando o assunto é abrir um escritório de advocacia e isso inclui até mesmo a fachada do seu escritório. 

Convenhamos que você não pode escolher qualquer cor, qualquer tipo de iluminação, qualquer tipo de placa, entre outros, para a fachada de um escritório de advocacia, não é mesmo? 

Principalmente se o seu intuito é passar uma imagem de seriedade, compromisso e confiança para possíveis clientes. 

Então, é importante atentar-se a algumas dicas para não cometer nenhum erro neste momento. Continue a leitura deste artigo e confira!

5 dicas para fachada de escritório de advocacia

Cada detalhe faz toda diferença para o advogado no mercado e até mesmo a fachada do escritório de advocacia vai ser responsável por fazer essa diferenciação em meio a tanta concorrência.

Pode parecer algo sem importância, fútil e superficial, mas, ao contrário do que parece, a fachada do seu escritório vai ajudar, de forma significativa, a passar uma ideia de profissionalismo, zelo e preocupação.

Para facilitar nesta tarefa, siga algumas dicas:

Fique de olho nas normas estabelecidas pela OAB

Muitas pessoas não sabem disso e, por isso, é fundamental frisar que existe um Código de Ética e Disciplina da OAB e que nele constam algumas normas acerca da composição da fachada de escritório de advocacia.

Isso significa que esse Código é responsável por determinar a postura dos Advogados, estabelecendo princípios fundamentais do exercício da Advocacia, como:

  • A relação do profissional com seus clientes;
  • A relação do advogado com outros profissionais;
  • Os limites da publicidade profissional; e
  • A composição dos painéis de identificação. 

Nesse sentido, pode-se destacar dois artigos os quais falam acerca da identificação dos escritórios e sua composição. Veja:

  1. Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão; e
  1. Art. 40, Parágrafo Único. Exclusivamente para fins de identificação dos escritórios de advocacia, é permitida a utilização de placas, painéis luminosos e inscrições em suas fachadas, desde que respeitadas as diretrizes previstas no artigo 39.

Nesse sentido, tudo aquilo que se configura como captação direta de clientes ou mercantilização da profissão é vedado, incluindo, por exemplo, a utilização de panfletos, aparições na rádio e televisão (com ressalvas) e outdoors. Outro ponto é evitar chamadas como “ligue já” ou “parcelamos de até tantas vezes”.

Em suma, para a criação de uma fachada de escritório de advocacia adequada, é recomendado o uso de informações de caráter identificatório como nome, número da OAB, formas de contato e o logotipo do Advogado ou do escritório.

Tenha cuidado na escolha da paleta de cores

Fachada escritório de advocacia
Gimenes, D’ Elboux e Lafayete Carcanhava – Advogados Associados

Falando agora de um aspecto exclusivamente visual, a escolha da paleta de cores para a fachada do seu escritório de advocacia deve ser feita com cuidado a fim de garantir que a sua imagem seja associada a pontos positivos conforme esperado.

Não vá usar um verde neon! É importante utilizar cores que demonstrem sobriedade, confiança, seriedade, profissionalismo, etc.

Você pode escolher cores que têm mais a ver com o perfil do seu escritório, usando cores estratégicas para garantir o sucesso do seu trabalho.

Existem algumas cores as quais são bem comuns na área de advocacia, podendo-se destacar as seguintes:

  • Preto: cor neutra, passando um ar de elegância e força;
  • Azul-marinho: passa uma imagem confiança, estabilidade e ordem;
  • Verde-musgo: forte relação com aspectos de segurança e  harmonia;
  • Vermelho bordô: significa sofisticação e satisfação;
  • Dourado: ótimo para expressar nobreza, opulência; e
  • Prata: remete ao prestígio e à inovação.

Tente olhar para a criação da sua identidade visual como um todo

Sem sombra de dúvidas, a sua identidade visual deve ser consonante de um modo geral, analisando cada detalhe e verificando que aspectos da fachada do seu escritório de advocacia estão em harmonia com o logotipo do Advogado e até mesmo com as suas redes sociais ou site de divulgação.

Não adianta nada garantir uma fachada extremamente elegante, preta, passando uma imagem de sobriedade e ter seu cartão  em um tom verde claro, por exemplo.

Pode ter certeza que essas pequenas diferenças não são detalhes os quais vão passar despercebidos pelos seus clientes em potencial. Isso pode ocorrer até de forma inconsciente!

Além disso, dar uma atenção especial a essa questão é bem interessante, afinal de contas, o seu cliente pode identificar que determinado detalhe é algo original seu e automaticamente associar isso a outros meios de comunicação.

Coloque dados essenciais na placa da fachada

Para garantir que tudo dê certo, é recomendado que você priorize por informações relevantes, as quais não devem ficar de fora do painel, como:

  • Nome dos sócios, se tiver;
  • Número de registro na OAB;
  • Especialização do escritório (se este for o caso); e
  • Telefone para eventual contato.

Cuide do interior e não só do exterior do seu escritório de advocacia

Decesaro & Soranzo – Advogados Associados

Você pode ter a fachada mais bonita e atrativa de todos os tempos para um escritório de advocacia, mas, isso, não vai adiantar em nada se você negligenciar o interior do seu escritório.

Imagine só a decepção de um cliente  seu ao se deparar com um prédio imponente, com uma fachada repleta de vidros, com cores que passem profissionalismo e sobriedade, mas, que possui um interior desorganizado, mal decorado e sem cuidado?

Garanta que tudo esteja compatível!

Agora que você está por dentro de tudo sobre fachada de escritório de advocacia, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática.

Para isso, atente-se aos pontos supracitados e não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas, principalmente aquelas que estão pensando em abrir um escritório de advocacia.

Se gostou deste artigo, compartilhe agora mesmo com outras pessoas, principalmente aquelas que estão interessadas em entender mais sobre fachada de escritório de advocacia. Siga-nos no Instagram, onde postamos outros conteúdos interessantes.
Leia também nosso post completo sobre como apoiar um amigo empreendedor!

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EnglishPortugueseSpanish
- Publicidade -

Mais Populares