spot_img
InícioEngenhariaComo fazer um projeto arquitetônico? 

Como fazer um projeto arquitetônico? 

Se você está desenvolvendo o seu primeiro projeto ou se precisa apenas se aperfeiçoar, você está no lugar certo, pois, aqui, você verá como fazer um projeto arquitetônico de qualidade.

Em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre o que é projeto arquitetônico: é um esboço da edificação ou da construção, ou seja, é a materialização de determinada ideia ou de determinado espaço imaginado, criado e idealizado pelo arquiteto. 

Por isso, é fundamental saber como fazer um projeto arquitetônico, pois é por meio dele que é possibilitado certificar a melhor maneira de atender as necessidades, as expectativas e os desejos de um cliente, além de permitir a previsão e, também, a solução de certos problemas que podem vir a aparecer. 

Se você gostou ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre como fazer um projeto arquitetônico!

Saiba agora o que é uma planta baixa

Como fazer um projeto arquitetônico? 

Para fazer um bom projeto arquitetônico, é imprescindível que seja feito um bom planejamento, dando atenção a cada etapa de forma equivalente para evitar que surjam problemas ou imprevistos futuros. 

Desse modo, veja o passo a passo o qual você deve seguir cuidadosamente:

Conheça o local da construção

O primeiro passo de como fazer um projeto arquitetônico é conhecer o terreno em que será feita a construção. 

Faça uma análise criteriosa acerca dos aspectos do terreno, como a topografia, a vegetação, as interferências físicas, as construções existentes e a legislação da área. 

Além disso, é essencial analisar os aspectos em torno da construção também, como, por exemplo, vias próximas, acessos principais, construções vizinhas, construções da região, sombreados, pontos visuais e pontos de interesse em geral. 

Isso é extremamente importante para tornar a noção espacial mais simples, com os dados e medidas necessários todos em mãos. 

Faça um levantamento de todas as necessidades 

É fundamental fazer um levantamento adequado, fazendo perguntas específicas aos clientes, a fim de garantir que todas as necessidades, expectativas e desejos sejam devidamente atendidos. 

Converse com o cliente sobre cada cômodo da construção, definindo questões das mais simples às mais complexas, como a área, o pé direito e outros requisitos conforme o que é esperado pelo cliente. 

Faça o pré-projeto

Com todas as informações coletadas dos itens anteriores, sabendo de todas as questões que são imprescindíveis de estarem na construção, chegou a hora de materializar toda a ideia. 

Para isso, você deve fazer um pré-projeto (um esboço) antes de deixar o projeto definitivamente pronto. 

Esse pré-projeto é um dos mais essenciais de como fazer um projeto arquitetônico, levando em consideração que ele vai te ajudar a evitar retrabalhos, isto é, você poderá fazer alterações previamente, evitando trabalho dobrado e economizando tempo. 

Você pode colocar esse pré-projeto em um formato tridimensional para dar um caráter mais real às idealizações feitas para a construção.

Para isso, você pode usar o recurso do croquis, que é um auxiliador na transmissão de ideais, ajudando a passar uma visão mais humanizada e realista da edificação. 

Isso facilita para que pessoas mais leigas tenham uma visão melhor de como é o projeto e como a construção poderá ficar, deixando os clientes mais contentes e fascinados com o que está por vir. 

Projeto arquitetônico 

Chegou a fase final do projeto, em que você juntará todas as informações detalhadas supracitadas e definidas até o pré-projeto tridimensional. 

Essa fase se divide em três: projeto básico ou legal, projeto executivo e coordenação e compatibilização dos projetos. 

Projeto Básico ou Legal

É a parte mais aprofundada do pré-projeto, onde estão contidos todos os detalhes destrinchados, de maneira minuciosa, para a perfeita compreensão do projeto. 

Com essas informações é possibilitado o desenvolvimento dos projetos complementares, ou seja, da parte hidráulica, da parte elétrica, da parte estrutural, etc, da construção. 

Aqui já é possível também estimar os valores, a quantidade de material que será gasto, o prazo de entrega e muito mais. 

Nessa etapa é onde encontra-se todos os desenhos técnicos necessários para a construção ser aprovada pela prefeitura. 

Outra coisa que faz parte do Projeto Básico ou Legal é a finalização de outras plantas, como elevações e cortes, níveis, cotas e dimensões básicas de cada ambiente, fachada, cobertura, cálculo de áreas e diversos outros detalhes importantes. 

Projeto Executivo

Essa etapa é a que contém as concepções definitivas para fazer a contratação e execução dos serviços necessários para a obra como um todo. 

Neste projeto executivo deve estar contido todos os memoriais descritivos bem especificados de todos os materiais de acabamentos. 

Isso significa que informações como, por exemplo, louças e metais, detalhes das esquadrias, escadas e guarda corpos, planta com paginação do piso, elevações de todas as paredes de banho e cozinha, planta de forro, marcação de elementos elétricos, pontos de iluminação e cronogramas básicos devem estar especificados no projeto executivo. 

Coordenação e compatibilização de projetos

Essa etapa é muito importante, também, dentre todas as informações já fornecidas de como fazer um projeto arquitetônico.

Ela é feita para compatibilizar todo o projeto arquitetônico com os outros projetos complementares, sendo ideal ser feita ao longo do projeto. 

Aqui você certifica de detalhes como levantamento planialtimétrico, cálculos estruturais, projeto hidrossanitário e elétrico, projeto de telefonia e muito mais. 

Quais as vantagens de fazer um projeto arquitetônico? 

Existem inúmeros benefícios de se fazer um projeto arquitetônico e seguindo todos os passos citados anteriormente de como fazer um projeto arquitetônico, os benefícios são ainda mais evidentes. 

Veja alguns desses benefícios a seguir:

Custo benefício

A primeira vantagem que pode ser destacada é que, quando realizado um projeto arquitetônico de qualidade, possíveis erros são evitados. 

Além disso, há o planejamento prévio dos gastos da obra, podendo definir, por exemplo, a quantidade necessária de materiais e, por conseguinte,  evitando desperdícios ou falta.

Outro ponto é que o projeto arquitetônico vai auxiliar, da melhor forma possível, na escolha das marcas e dos materiais os quais irão  proporcionar o melhor custo benefício a longo prazo devido a qualidade e confiança. 

Segurança

Para muitos, esse é o ponto mais vantajoso de se fazer um projeto arquitetônico de qualidade e por profissionais bem capacitados, experientes e preparados: a segurança. 

Afinal de contas, ter um profissional para se responsabilizar por todo o processo da construção é uma forma de se sentir mais seguro de que a possibilidade de ocorrer erros na obra seja eliminada. 

Desse modo, dores de cabeça e até mesmo acidentes no futuro são menos arriscados de acontecerem. 

Conforto

Sem sombra de dúvidas, um profissional confiável e bem preparado na coordenação do projeto de uma construção proporciona, também, um enorme conforto, não é mesmo? 

Isso pelo fato desse profissional ser capacitado para pensar sempre na melhor forma de otimizar espaços e de aproveitar de modo inteligente os ambientes existentes. 

O profissional o qual elabora o projeto arquitetônico visa garantir que o resultado saia como o esperado, sem que o cliente precise despender esforços e preocupações com a obra enquanto ela está sendo executada. 

Vamos praticar? 

Agora que você está por dentro de tudo sobre como fazer um projeto arquitetônico, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática. 

Para isso, atente-se aos pontos supracitados para que você seja um profissional contratado sempre por ser visto como bem experiente, capacitado e preparado para cuidar de tudo para o cliente. 

Se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas. 

Até a próxima! 

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EnglishPortugueseSpanish
- Publicidade -

Mais Populares