spot_img
InícioEngenhariaTipos de telhas: como não errar na escolha?

Tipos de telhas: como não errar na escolha?

No mercado existem diversos tipos de telha e cada uma delas, obviamente, tem suas vantagens e desvantagens. Desse modo, ter um conhecimento prévio quanto as opções existentes é crucial para a escolha correta de qual utilizar em seu projeto de construção.

Nesse sentido, o ideal é levar em consideração suas preferências, suas necessidades, o tipo de material e fatores como a sua conservação, o clima do local, a sua capacidade de isolamento térmico e, também, o preço. 

Ficou interessado(a) neste assunto? Então, continue a leitura deste artigo e saiba tudo o que precisa sobre os tipos de telha!

Veja aqui o que é planta baixa

Tipos de telhas: como não errar na escolha? 

Existem inúmeros tipos de telhas, como, por exemplo, telhas de concreto, telhas de cerâmica, telhas translúcidas, telhas esmaltadas, telhas metálicas e muito mais.

Para evitar situações inesperadas após a construção da sua obra, mesmo que o telhado seja a última etapa, é imprescindível que a escolha entre os tipos de telhas seja feita já no início.

Faça a análise de questões como o peso, a resistência, o formato, a qualidade, as dimensões, a durabilidade, etc.

Quais são os tipos de telhas?

Veja abaixo os principais tipos de telhas:

Telhas de cerâmica

As telhas de cerâmica podem ser feitas de  barro ou de argila. Esse tipo de telha é ideal para aqueles que curtem um estilo mais clássico. 

Além de serem bem bonitas, possuem uma característica muito importante: garantem isolamento acústico.

No entanto, elas são muito pesadas, exigindo uma estrutura reforçada para não provocar acidentes, como, por exemplo, desabamento do telhado.

Outro ponto que pode ser considerado negativo é que elas são muito frágeis e podem acabar trincando facilmente.

Existem diferentes modelos de telhas desse material: francesa, portuguesa, romana, francesa, colonial, italiana, paulistinha e cumeeira.

Telhas esmaltadas

Telha Esmaltada
Telha Esmaltada

Dentre os tipos de telhas mais procurados, apesar de possuir um preço mais elevado, estão as telhas esmaltadas. 

Elas são uma variação das telhas cerâmicas, no entanto, possui algumas diferenças, sendo a principal o acabamento, o qual é capaz de impedir a infiltração, garantindo maior segurança em relação a quebras. 

Este acabamento permite que você escolha a cor do seu telhado.

Telhas metálicas 

As telhas metálicas são constituídas de aço galvanizado, zincado, inoxidável e de aço-carbono revestido com uma liga de alumínio – galvalume

Dentre os tipos de telhas, essa é uma das mais antigas: são utilizadas, no Brasil, desde a década de 1950.

Você pode observar as telhas metálicas em galpões, em ginásios de esporte e em grandes edifícios.

Elas possuem inúmeras vantagens como, a alta durabilidade, a alta qualidade, a agilidade na hora da montagem, a precisão e dimensões milimétricas, a possibilidade de obra limpa, a flexibilidade para diversas possibilidades arquitetônicas e a leveza no telhado. 

Telhas Translúcidas

As telhas translúcidas são tipos de telhas as quais apresentam transparência e muitas vantagens: são versáteis, contribuem para diminuir o consumo de energia elétrica, apresentam boa resistência e muito mais.

É importante dizer que elas estão disponíveis em diversos materiais, como:

  • Policarbonato: possuem como ponto forte o preço, a grande resistência e a facilidade para manuseio e transporte;
  • Polipropileno: são feitas com uma resina plástica, mas, apesar de também serem de fácil manuseio, não apresentam tanta resistência quando comparadas às de policarbonato;
  • Vidro: oferecem alto desempenho acústico, porém possuem alto custo e grande fragilidade; e
  • Fibra de vidro: feita por filamentos de vidro, elas também são uma opção mais econômica dentre as translúcidas.

Telhas de concreto

As telhas de concreto estão entre os tipos de telhas as quais mais proporcionam conforto térmico (assim como as de cerâmica). 

Elas são encontradas em diferentes cores, sendo que as mais claras, geralmente, são adequadas para climas mais altos, levando em consideração que conseguem refletir a luz solar e, assim, trazendo maior conforto. 

Essas telhas possuem um custo mais elevado, porém proporcionam maiores vantagens quando o quesito é resistência e impermeabilidade. 

Por possuírem uma aparência moderna, as telhas de concreto têm ganhado espaço nos telhados atuais.

Telhas de PVC

As telhas de PVC são uma ótima alternativa presente no mercado, elas possuem um baixo custo e muita eficiência, pois são leves, resistentes e ótimas isolantes, sendo ainda recicláveis. 

Telhas Ecológicas

As telhas ecológicas são telhas que apresentam uma alternativa mais sustentável, são feitas por materiais recicláveis (como PET e caixas de leite) ou então por fibras vegetais, além de serem de fácil manuseio e grande versatilidade, apresentam também um ótimo custo e segurança. 

Telhas de Fibrocimento

Telha Fibrocimento
Telha Fibrocimento

As telhas de fibrocimento estão entre os tipos de telhas mais baratas encontradas hoje. São grandes em dimensão e, por isso, demandam de poucas unidades para cobrir áreas maiores. 

Essas telhas apresentam uma boa acústica e são mais leves que as demais, leveza essa que proporciona economia em seu transporte e na própria instalação, sendo muito utilizadas em construções mais simples.

Agora que conhece os tipos de telhas, vamos à prática?

Agora que você sabe tudo sobre os diversos tipos de telhas existentes no mercado, torna mais fácil tomar a decisão de escolher o modelo melhor e mais adequado para seu projeto, não é mesmo? 

Para isso, atente-se aos pontos supracitados e não se esqueça de pensar em elementos como o material constituinte da telha, a sua resistência apresentada, a sua durabilidade, a segurança e o conforto que ela proporciona, sua leveza, sua estética, e também o seu preço. Além disso, avaliar o local e o clima também se faz totalmente necessário. 

Se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas. 

Até a próxima!

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EnglishPortugueseSpanish
- Publicidade -

Mais Populares