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Marketing político – quais são as principais características?

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Marketing Politico. Foto: Canva / Método Estude

Com as eleições à espreita, os rumores sobre o marketing político e eleitoral no mercado digital começam a surgir. E, junto com eles, surgem as dúvidas. O que será marketing político e quais os diferenciais desta estratégia para os candidatos e eleitores? Quais os tipos de marketing político existem? É sobre isso que falaremos hoje!

O que é marketing político?

O marketing político é uma estratégia utilizada por candidatos, partidos políticos e organizações para promover suas ideias, projetos e campanhas visando conquistar eleitores. Trata-se de uma série de técnicas de comunicação e estratégias para levar o candidato a eleição ou a ter uma campanha positiva. 

Dentre essas técnicas, utiliza-se a inclusão da publicidade em mídias tradicionais como televisão, rádio, jornais e revistas, além de campanhas digitais em redes sociais, websites e aplicativos móveis. 

Além disso, o marketing político também pode envolver a organização de eventos, debates, entrevistas, pesquisas de opinião e outras atividades para atrair eleitores e fortalecer a presença do candidato ou partido no cenário político.

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É importante ressaltar que o marketing político deve ser realizado de forma ética e transparente, respeitando as leis eleitorais e os princípios democráticos, garantindo assim a lisura do processo eleitoral e o direito dos cidadãos de fazerem escolhas informadas.

Quais as principais características do marketing político?

Com o objetivo de trabalhar as campanhas eleitorais de forma estratégica, o marketing político tem como principal objetivo desenvolver uma marca política. O que é isso? É a forma com que os políticos serão reconhecidos pelo público. Ou seja, o branding pessoal do candidato.

Outro ponto importante do marketing político é a criação de comunidade. Para ter uma força política, o candidato precisa ter o eleitorado ao seu lado. Aproximar-se das pessoas com as estratégias de marketing é primordial para que isso aconteça de forma natural e constante!

Por fim, o marketing político é caracterizado pela persuasão e influência sobre a opinião pública, utilizando segmentação de público, pesquisa e análise de dados para adaptar as estratégias de comunicação. Além de integrar diferentes canais de comunicação e gerenciar a imagem do candidato ou partido.

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Quais são os tipos de marketing político?

Existem, no mínimo, três categorias distintas de marketing político. Veja quais são eles:

marketing eleitoral: ocorre durante a campanha política, com data e horário específicos para começar e terminar, sendo adotado por candidatos sem cargo público ou que buscam a reeleição.

marketing pós-eleitoral: após as eleições, ocorre o uso contínuo das ferramentas de comunicação por parte dos detentores de mandato, com o objetivo de preservar sua imagem ligada a uma gestão favorável e alcançar maior influência.

marketing partidário:  responsável por gerenciar a reputação das siglas partidárias.

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Para facilitar a compreensão, é possível afirmar que a maior distinção entre essas modalidades está no fato de que o marketing político eleitoral se desenvolve no momento permitido por lei para a campanha. Enquanto isso, as demais formas (partidário, pós-eleitoral e pré-eleitoral) precisam ser realizadas antes e depois do período de 45 dias que antecede o pleito.

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