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Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?

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Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho

Você sabe como lidar com pessoas tóxicas no trabalho? Se você está passando por isso e não sabe como lidar com essa situação, não se preocupe, pois aqui você verá ótimas dicas sobre isso.

Não é novidade para ninguém que as pessoas são diferentes umas das outras e isso é em praticamente todas as esferas: pensamentos, aparências, opiniões, princípios, personalidades, jeitos, gostos e muito mais.

No entanto, é importante saber diferenciar essa questão das diferenças e a sua habilidade de lidar com elas com o relacionamento tóxico, incluindo no trabalho.

Se você ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre como lidar com pessoas tóxicas no trabalho!

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Saiba quais são os tipos de ambiente de trabalho

Melhores dicas de como lidar com pessoas tóxicas no trabalho

Saber como lidar com pessoas tóxicas no trabalho não é uma tarefa muito fácil, mas isso não quer dizer que seja impossível.

Existem algumas estratégias para conseguir lidar com esse tipo de pessoa e você pode tentar aplicá-las gradativamente para manter o ambiente de trabalho mais harmônico.

Veja a seguir algumas dicas de como lidar com pessoas tóxicas no trabalho:

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1. Estabeleça limites nessa relação de trabalho sempre que necessário

A primeira coisa que você deve ter sempre em mente é que nada mais importa do que a sua saúde mental preservada.

Nesse sentido, é imprescindível que você estabeleça limites sempre que for necessário, não deixando que determinado comportamento no trabalho comece a se tornar algo insustentável para você.

Então, uma das formas de como lidar com pessoas tóxicas no trabalho é pensando em ações que demonstrem a pessoa que você está incomodado(a).

Seja educado(a), mas seja firme também!

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2. Evite contato quando não for necessário 

Outro ponto muito importante em relação a como lidar com pessoas tóxicas no trabalho é entender que você somente precisa manter diálogo ou contato com a pessoa com a finalidade de resolver questões profissionais.

Você não é obrigado(a) a criar um vínculo com a pessoa tóxica além do necessário, ou seja, a relação deve ser exclusiva e restrita ao ambiente de trabalho.

Não é preciso ser amigo dessa pessoa, apenas mantenha o respeito e a convivência necessária entre colegas de trabalho.

Portanto, em situações, em assuntos e em comentários os quais não possuem relação ao lado profissional, retire-se de forma educada.

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3. Tente não atribuir o comportamento da pessoa a você

É difícil, mas você deve se esforçar sempre para lembrar que determinado comportamento da pessoa não tem nada a ver com você.

Não deixe que comentários, ações ou atitudes negativas atinjam você, abalando o seu emocional.

Foque no seu trabalho e nos compromissos que você tem nele e tente abstrair todo o resto. Não entre no jogo dessa pessoa tóxica!

4. Trabalhe a sua inteligência emocional

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano em lidar com as emoções (as próprias emoções e as emoções dos outros).

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Por isso, é importante buscar meios de desenvolver a inteligência emocional, pois isso pode facilitar no bloqueio da absorção de sentimentos negativos devido à influência de pessoas tóxicas.

Nesse sentido, trabalhar o desenvolvimento emocional é uma das dicas mais importantes quando o assunto é como lidar com pessoas tóxicas no trabalho, levando em consideração a capacidade de não querer reagir a determinadas ações e não levar certa questão para o lado pessoal.

Então, cuide da saúde da sua mente! Isso pode ser feito pela soma de uma boa alimentação, de uma prática equilibrada de atividade física, de momentos de descanso adequado, de momentos com pessoas que você ama, de momentos fazendo o que você gosta (hobbies), etc.

Algumas técnicas como meditação, respiração e  psicoterapia podem ser ótimas aliadas nessa busca pela inteligência emocional.

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5. Não confunda pessoas tóxicas com pessoas difíceis

Embora muitos confundam os dois, pessoas difíceis não são, necessariamente, pessoas tóxicas.

A distinção entre esses termos é importante para você não utilizar técnicas de como lidar com pessoas tóxicas no trabalho injustamente.

Pessoas difíceis no trabalho podem ser aquelas, por exemplo, que possuem uma convicção e não abrem mão delas, ou seja, que muitas vezes não aceitam outras opiniões.

Já a pessoa tóxica no trabalho não é alguém  simplesmente inflexível em determinadas questões profissionais. Essa pessoa passa  uma espécie de negatividade para o ambiente da empresa, por meio de diferentes sentimentos, como raiva, ciúme, inveja, desconfiança, fofoca, críticas excessivas, Reclamações, entre outros.

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É fundamental saber como lidar com pessoas tóxicas no trabalho para evitar que  a equipe inteira seja prejudicada por alguém assim.

Como saber se a pessoa é tóxica?

Existem inúmeros tipos de pessoas tóxicas e saber como lidar com pessoas tóxicas no trabalho é de suma importância.

Veja algumas características desse tipo de pessoa:

  • Negativa: sempre olha as coisas pelo lado ruim, apontando falhas da empresa, dos colegas, dos funcionários e raramente faz algum comentário positivo ou um elogio. Essa pessoa costuma estar sempre reclamando de tudo e de todos;
  • Fofoqueira: sempre pode está falando sobre a vida de outros colegas de trabalho;
  • Estressada: sempre irritada, sem paciência  e descontando tudo nos colegas; e
  • Inconveniente: pessoa que não respeita o espaço dos colegas de trabalho, fazendo comentários desnecessário sempre que pode; e
  • Preconceituosa: pessoa que não sabe respeitar os colegas e a diversidade, tratando com diferença.

Agora que você está por dentro de tudo sobre como lidar com pessoas tóxicas no trabalho, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática.

Para isso, atente-se aos pontos supracitados e não se esqueça de preservar sempre a sua saúde mental.

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Se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas, principalmente aquelas que estão passando por uma situação parecida.

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