spot_img
InícioEngenhariaO que é planta baixa?

O que é planta baixa?

Você já ouviu falar sobre o que é planta baixa? Sabe para o que ela serve? Se sua resposta foi não para essas perguntas, não se preocupe, pois você está no lugar certo! Aqui você verá as principais informações sobre esse assunto.

Esse termo é bem comum no ramo de arquitetura e de construção civil, levando em consideração que faz parte de qualquer projeto arquitetônico ou de design de interiores.

Saber o que é planta baixa é algo muito importante principalmente para os estudantes da área de Arquitetura, de Engenharia Civil, Designer de Interiores, entre outros.

Se você ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e entenda um pouco mais sobre o que é uma planta baixa!

Veja também quais são os tipos de ambiente de trabalho

O que é planta baixa? 

Você vai descobrir agora o que é planta baixa: é um desenho técnico de uma determinada construção em um corte imaginário dado a partir de uma altura de 1,50 m do piso.

Ela possibilita uma melhor visualização de todos os detalhes de uma construção, como, por exemplo, a posição de cada cômodo, a ocupação do terreno, a localização de portas, janelas e corredores, pois é como se fosse observado a obra de cima, sem o telhado ou laje.

Além disso, esse é um recurso muito interessante tanto para o desenvolvimento de espaços comerciais quanto para o desenvolvimento de espaços residenciais.

Para que serve um desenho técnico?

Agora que você sabe o que é planta baixa, está na hora de entender para o que ela serve.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a planta baixa é um documento obrigatório, ou seja, qualquer edifício precisa ter esse recurso. 

Quando é necessário um alvará de construção, por exemplo, as prefeituras dos municípios exigem essa planta baixa para conceder o alvará. 

Dito isso, outras funções da planta baixa são:

  1. Possibilita uma noção mais clara da divisão dos espaços, ajudando, por exemplo, nos projetos de layouts de móveis, de sistemas de fiação, de projetos complementares como elétrico, hidráulica, estrutural, entre outros;
  2. Possibilita experimentar diversas alternativas e a fazer mudanças se forem necessárias antes de chegar em fases mais complexas da construção;
  3. Ajuda a orientar os demais profissionais durante a obra e apresentar de forma mais clara a proposta para cliente;
  4. Mostra as medidas e as localizações, de forma detalhada, dos elementos do planejamento ou da construção em questão. 

Quais os tipos de planta baixa? 

Além de descobrir: o que é planta baixa, saiba que existem alguns tipos de desenhos técnico, podendo-se destacar as seguintes:

PLANTA 3D

Essa técnica é usada para a criação de uma planta baixa com maior realismo. 

Com isso, é possível enxergar, de forma maximizada, o que seria a construção em questão e os detalhes dela, visto ser uma espécie de réplica do imóvel pronto.

PLANTA TÉCNICA 

Essa técnica, é realizada por linhas de modo a mostrar, de maneira detalhada, toda a estrutura do imóvel, como paredes, portas, janelas, os cômodos, a localização de cada um deles, a medida e muito mais. 

PLANTA HUMANIZADA

Essa técnica, conhecida como planta baixa humanizada, é um modelo muito usado para a apresentação de projetos, levando em consideração que é simulado como o ambiente ficará depois de pronto. É mostrado os móveis, os pisos e a disposição de cada objeto.

Essa técnica é realizada com o objetivo de dar entrada na prefeitura em que a construção está localizada. 

É importante que todas as informações e detalhes do imóvel estejam presentes nesse documento, incluindo a existência de áreas molhadas, a captação de água da chuva, etc. 

PLANTA EXECUTIVA

A planta executiva é uma espécie de manual de instruções da obra, sendo elaborada a fim de orientar, da melhor forma possível, os mestres de obras, pedreiros e demais responsáveis pela construção. 

O objetivo, então, é  transformar em realidade tudo o que o arquiteto pensou e discutiu com o cliente e, em vista disso, é indubitavelmente notório que, quanto mais detalhes e informações forem ali inseridos, menores serão as chances de erros. 

Portanto, é imprescindível que a planta executiva esteja bem confeccionada e completa (tendo até notas de rodapé). 

Como fazer uma planta baixa?

Como fazer uma planta baixa? 

Após aprender o que é planta baixa, que tal descobrir como fazer o seu projeto?

1. Faça um esboço

Inicialmente, você deve criar um esboço, ou seja, um desenho simples e rápido de como o imóvel será, sendo colocado onde serão os cômodos, os fluxos de passagem e aberturas.

3. Faça o desenho do lote

É óbvio para todos que toda construção está localizada em um terreno, então, ao fazer o esboço da construção, já o faça dentro do terreno para ajudar no projeto em geral, sabendo pontos e especificidades que são próprias deste local. 

3. Desenhe o imóvel 

Agora que o lugar onde a casa será construída já está definido, então é o momento de desenhar outros detalhes, como as paredes e aberturas dos cômodos, onde se irá definir as espessuras das paredes, tamanho e localização das portas e janelas, entre outros. 

4. Adicione os locais das portas, louças e bancadas

Você já sabe a localização, então está na hora de inserir esses itens, incluindo elementos hidrossanitários.

5. Insira  as cotas e níveis necessários

Sabemos que os níveis de cada cômodo podem variar, então é importante colocar o nível do terreno em cada lugar específico da construção. 

6. Faça o desenho da cobertura do imóvel 

Não se esqueça de colocar uma linha tracejada para representar a cobertura do imóvel, calculando devidamente  a projeção da cobertura. 

Lembre-se de que esta linha servirá como indicação de quais serão as áreas cobertas e quais as áreas  não deverão estar cobertas.

7. Faça a definição dos cortes do imóvel 

Esses cortes são imaginários verticais que têm como finalidade mostrar compartimentos internos do projeto.

8. Faça a humanização da planta 

É uma técnica muito utilizada para melhorar a ideia e a noção de como se dará a distribuição dos móveis  e do espaço

É interessante pois você adiciona, por exemplo, móveis e utensílios para que seja  visualmente mais real para quem está vendo o projeto. 

A Método Estude também está nas redes sociais. Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe as novidades!

Depois de descobrir o que é planta baixa, leia também:

O que é a integração de equipes de trabalho?

O que é Lean Startup?

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EnglishPortugueseSpanish
- Publicidade -

Mais Populares