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O que é inbound marketing para B2B
O inbound marketing é uma estratégia de marketing focada em atrair potenciais clientes através do uso de conteúdo relevante e de qualidade. Para gerar esses conteúdos, existem 4 etapas principais do inbound marketing: Atrair o tráfego para o seu site, convertê-lo em leads, nutri-los até que estejam prontos para comprar, enviar para o funil comercial para fazer a venda
A eficácia do inbound
O inbound marketing é extremamente eficaz para as empresas B2B, pois, ao ser realizado em etapas, é capaz de dialogar com um possível comprador em diferentes etapas da jornada de compras. Isso ajuda a aumentar as taxas de leads e de vendas, além de gerar mais tráfego qualificado para o site.
Entretanto, para trabalhar com inbound marketing B2B, é importante começar com uma estratégia de conteúdo bem definida. Isso significa entender qual o tipo de conteúdo que seus potenciais clientes em potencial estão buscando e criar conteúdos que sejam relevantes para eles.
O inbound envolve outras estratégias
Entretanto, vale ressaltar que, apenas criar o conteúdo não é o suficiente. Especialmente em casos de empresas cuja presença digital ainda é jovem, é preciso promover este conteúdo por meio de recursos como o Social e Google Ads, por exemplo.
É importante promover o seu conteúdo de forma eficaz, para que ele possa alcançar o maior número de curtidas instagram possível. Aqui, as mídias sociais são uma ferramenta extremamente poderosa, especialmente para as empresas B2B, que podem usá-las para compartilhar o seu conteúdo com um grande número de pessoas em um curto período de tempo.
Formas de promover o conteúdo
Outra forma eficaz de promover o seu conteúdo é através de e-mail marketing. Você pode enviar e-mails para a sua lista de leads com conteúdos relevantes e interessantes, a fim de direcioná-los para o seu site e, eventualmente, convertê-los em clientes.
O SEO também é uma forma de ajudar a levar o tráfego esperado para dentro do site. Muitas vezes, a estratégia de SEO auxilia o Inbound na hora de levar a persona para site em um momento de topo de funil, para que depois essa persona seja impactada por mídias digitais e social ads.
Inbound leva tempo
O inbound marketing é capaz de trabalhar não só a venda, bem como a presença digital e força de marca de uma empresa. Isso porque ao lançar mão de todas as outras ferramentas do marketing digital, gerar conteúdos relevantes para um público e continuar nutrindo essa persona de informações que a interessa, o inbound ainda possui etapas que envolvem o relacionamento, a fim de usar clientes antigos para gerar novos, além de mantê-los por mais tempo possível dentro de uma empresa.
Quanto custa fazer o Inbound Marketing?
O maior desafio de uma empresa para aplicar o inbound como estratégia é, muitas vezes, a falta de recurso financeiro. A estratégia por ser tão robusta e incluir em seu projeto outras estratégias como Social Ads, Google Ads e SEO, exige tanto maturidade quanto poder de investimento da empresa.
Mas isso não é impedimento para realizar uma estratégia de inbound. O que empresas menores costumam fazer é diminuir o tempo e volume de conteúdo de cada fase do funil, tornando a estratégia mais demorada, porém, mais viável financeiramente.