Connect with us

Notícias

Onde o perito grafotécnico pode trabalhar?

Publicado

em

Onde o perito grafotécnico pode trabalhar. Foto: Pexels / EKATERINA BOLOVTSOVA

Você já se perguntou onde o perito grafotécnico pode trabalhar? O profissional que avalia e determina a legitimidade da assinatura em documentos públicos ou privados é conhecido como perito grafotécnico.

Ou, dito de outra forma, é responsabilidade desse profissional reconhecer qualquer mudança na letra de uma pessoa que possa ser um sinal de potencial fraude.

Para exercer essa linha de trabalho, o profissional deve ser proficiente no uso de técnicas e tecnologias que revelem se houve fraude na elaboração de documentos ou alterações posteriores em assinaturas ou rubricas. Continue lendo este conteúdo para conhecer mais sobre essa profissão.

Confira agora: Como montar um escritório de advocacia?

Publicidade

Onde o perito grafotécnico pode trabalhar em 2023?

Uma das nações com mais casos de fraude no mundo é o Brasil. De acordo com dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, apenas 1,9 milhão de ataques ocorreram entre janeiro e junho de 2021, um aumento de 15,6% em comparação ao mesmo período de 2020. A medição, que vem sendo feita todos os anos desde 2011, quebrou o recorde para a série.

O objetivo principal de um exame grafotécnico é determinar se uma grafia é verdadeira ou não em vários documentos, tais como:

  • Fraudes de assinaturas em cheques ou em outros documentos financeiros;
  • Fraude em atestado médico;
  • Cartas anônimas;
  • Notas promissórias;
  • Processos seletivos (concursos e vestibulares);
  • Dúvidas sobre a validade de assinatura em contratos particulares.

Apenas o perito grafotécnico conta com os conhecimentos necessários para aplicar os exames nos documentos contestados. Para entender mais sobre essa área, você pode acessar a Nero Perícia!

Mas, onde um perito grafotécnico pode trabalhar? Essa é uma das maiores dúvidas entre quem tem interesse na área

Publicidade

De forma geral, o Perito Grafotécnico tem a opção de atuar de três formas diferentes: Perícia extrajudicial, Perícia judicial e como assistente técnico, confira logo abaixo um pouco mais sobre cada área!

– Perícia Extrajudicial

Nesse caso, o contrato é feito por um cliente específico, e a análise do cliente é prestada apenas como um serviço, o que significa que não tem valor no tribunal.

Como resultado, o Perito pode trabalhar para empresas como escritórios, cartórios, advocacias, bancos, etc. 

– Perícia Judicial

A segunda área de atuação é o Judiciário, atuando como Perito Judicial para juízes em casos que exigem proficiência em perícia grafotécnica. 

Publicidade

Após ser indicado por um juiz, o profissional se torna um perito no tribunal e elabora um relatório específico para a Justiça. Nesse caso, é possível a contratação do profissional na Perícia Judicial para apresentar o laudo contrário.

– Assistente técnico 

Por fim, a terceira área de atuação é como Assistente Técnico, também na esfera judicial, porém, atuando como perito da envolvida em um processo.

O mercado está forte agora e espera-se que continue assim em 2023 e nos próximos anos. Você não precisa de diploma ou concorrer a um processo de concurso público para ingressar na profissão.

Tudo o que você precisa fazer é concluir um curso na área e você pode começar a trabalhar imediatamente.

Publicidade

Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Conhece alguém que também tenha interesse em atuar nessa área? Não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os amigos!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques