Logo Método Estude

Como se preparar para o exame da ordem?

Como se preparar para o exame da ordem

O exame da ordem é um grande desafio que o profissional da área de Direito precisa encarar para exercer sua profissão. Por isso, saber como se preparar para o exame da ordem é essencial para aumentar suas chances de sucesso na prova.

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (popularmente conhecido como “Exame da OAB”) é uma prova que deve ser realizada por todos os Bacharéis em Direito que pretendem exercer a profissão de advogado no país.

Ele é organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil e tem como objetivo avaliar as competências daqueles já formados na área de Direito. O exame é realizado três vezes por ano, desde 1971.

Mas como o exame da ordem funciona? Confira o conteúdo especial preparado pela nossa equipe aqui do Método Estude e fique por dentro. Boa leitura!

Confira: Quais tipos de advogados existem?

Como é a estrutura do exame da OAB?

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil é dividido em duas fases. Na primeira delas, é realizada uma prova com 80 questões objetivas, divididas entre as diferentes áreas do Direito. Entre elas estão:

  • Ética Profissional;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Civil;
  • Processo Civil.

Depois disso, é realizada a segunda etapa do exame, a qual compreende uma prova prático-profissional com quatro questões discursivas. É importante ressaltar que nessa fase o candidato escolha a área sobre a qual irá responder as perguntas.

Além disso, para alcançar a segunda fase, é necessário que o bacharel tenha acertado pelo menos 50% das questões objetivas.

7 dicas de como se preparar para o exame da ordem

Esse artigo é destinado àqueles que querem saber como se preparar para o exame da ordem. Para isso, o Método Estude trouxe dicas que te ajudarão a ter um melhor desempenho na prova. Vamos lá!

1. Leia todas as instruções com atenção

O edital do exame da ordem é um dos documentos mais importantes para os seus estudos. Dessa forma, é altamente recomendado que você o leia com muito cuidado e se atente para as informações específicas.

Toda a sua jornada começa aqui, então não ignore esse passo.

Saiba agora como ser um advogado criminalista!

2. Organize a sua maneira de estudar

O planejamento dos estudos é uma parte muito importante e frequentemente ignorada. A sua ausência pode fazer você estudar demais ao ponto de não estar agregando mais qualquer conhecimento ou até mesmo estudar de menos e não estar preparado.

Faça um cronograma de estudos com datas, horários e temas. Isso irá lhe ajudar tremendamente a absorver os conteúdos certos e a manter uma rotina saudável antes do grande dia.

3. Procure um lugar calmo para estudar

Essa é outra dica de como se preparar para o exame da ordem frequentemente ignorada, mas extremamente importante. Para você absorver o máximo de conhecimento, é muito importante que tenha um ambiente propício para isso. 

Descubra algum lugar quieto onde possa se dedicar aos seus estudos.

4. Escolha a matéria da segunda fase com cuidado

A segunda fase do exame da ordem permite que você escolha questões sobre Direito Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Empresarial, Penal ou Tributário. Não existe uma área mais fácil ou mais difícil, tudo depende de cada pessoa.

A dica aqui é que você escolha a área com a qual tem mais afinidade. A partir daí, os seus estudos para a segunda fase devem ser focados nela.

Se tiver selecionado a que te deixa mais confortável, essa fase com toda certeza será mais agradável e produtiva.

5. Resolva provas anteriores

Essa é uma das dicas mais comuns, e também uma das mais importantes. Exames de anos anteriores estão facilmente disponíveis na internet, então aproveite para fazer uso deles. Baixe os documentos, imprima e tente resolvê-los como se estivesse fazendo a prova real.

Além disso, resolver exames anteriores de forma cronometrada permitirá que você treine o seu tempo e se familiarize com a estrutura da prova. Com isso, você conseguirá pensar em melhores estratégias para maximizar suas chances de se sair bem.

6. Tenha uma rotina saudável

É impossível ter bons resultados em qualquer tipo de teste se você não estiver bem, tanto física quanto psicologicamente. Por isso, é extremamente importante que cuide dos seus hábitos de alimentação e sono. Nada substitui uma rotina saudável.

Faça pausas, descanse, não pule refeições. Trocar umas horinhas de sono por um tempo a mais com a cara nos livros pode parecer uma boa escolha no momento, mas irá se mostrar extremamente prejudicial quando chegar a hora da prova.

7. Não se cobre demais

A pressão interna é uma das maiores inimigas de quem vai prestar o exame da ordem. É de extrema importância que você não se cobre além das suas capacidades e nem se compare com ninguém. Tente ser gentil consigo mesmo e confie no seu potencial.

Se você chegou até aqui, eu espero que nossas dicas de como se preparar para o exame da ordem tenham sido úteis. 

Saiba que você é inteligente e esforçado, do contrário não teria conseguido o seu diploma. Basta que estude mais um pouco e confie no seu potencial. Boa sorte!

Se tiver mais alguma sugestão, use o campo de comentários para compartilhar conosco!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp