spot_img
InícioCarreiraQuais são os 5 pilares da inteligência emocional?

Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

Você sabe a importância e sabe quais são os 5 pilares da inteligência emocional? Se sua resposta foi não, fique tranquilo(a), pois, aqui, você verá tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

É importante ter em mente que a inteligência emocional permite que as pessoas aprendam a conciliar o lado emocional com o lado racional em prol de benefícios para si mesmo.

Ficou interessado(a) neste assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre quais são os 5 pilares da inteligência emocional.

Descubra aqui o que é Gratuidade de Justiça?

Os cinco pilares da inteligência emocional

Antes de falarmos sobre quais são os 5 pilares da inteligência emocional, vamos falar um pouco mais sobre a importância dela.

A inteligência emocional é extremamente importante devido ao fato de contribuir com o ser humano no quesito da aprendizagem quando o assunto é lidar com as próprias emoções, usufruindo delas para benefício próprio.

Ela é essencial para ajudar as pessoas a construir relações saudáveis, a tomar decisões bem conscientes e evitar que atitudes impulsivas sejam tomadas.

Nesse sentido, é interessante colocar em prática algumas ações. Descubra abaixo, quais são os 5 pilares da inteligência emocional:

Conheça as suas próprias emoções

É muito importante conhecer, analisar e entender suas próprias emoções e como elas se manifestam em ações, isto é, você precisa se conhecer.

Entretanto, esse processo de autoconhecimento não é rápido e fácil, ele demanda tempo e ocorre gradualmente, variando de pessoa para pessoa.

A dica é não se apressar, não se desesperar para alcançar isso!

Controle as suas emoções

Entre o assunto abordado, ou seja, quais são os 5 pilares da inteligência emocional, encontra-se a importância de controlar as nossas emoções.

É claro para todos que é impossível não passar por momentos e situações um tanto estressantes na vida, não é mesmo?

Às vezes surgem circunstâncias que despertam sentimentos de nervosismo, de ansiedade, etc, mas, podemos lidar com essas situações da melhor maneira possível.

Ao controlar as emoções e tentar controlá-las, sem sombra de dúvidas, vai ajudar o indivíduo a seguir a direção certa de acordo com cada situação, com equilíbrio nas suas decisões.

Evite ver apenas o lado negativo de tudo, tente ser o mais otimista possível e ver quais as saídas você tem para solucionar determinados empecilhos os quais aparecem na vida.

Pratique a automotivação

Você precisa ter em mente que quando falamos sobre quais são os 5 pilares da inteligência emocional, não podemos deixar de falar sobre a automotivação.

Entenda que para tudo há uma solução, para tudo há inúmeras saídas e que você será capaz de resolver qualquer coisa a qual apareça na sua vida.

Entenda que você é capaz e nunca perca as esperanças de nada. Além disso, saiba que tudo é possível e se você corre, de fato, atrás daquilo que você quer de maneira consciente e sem passar por cima do outro, então os resultados positivos serão certamente colhidos por você.

Tenha empatia

Outro ponto acerca de quais são os 5 pilares da inteligência emocional é a empatia, ou seja, capacidade de se colocar no lugar do outro, de reconhecer as emoções dos outros e entender os comportamentos dos outros.

Isso é muito positivo para a inteligência emocional, pois nos torna mais sensíveis, compreensivos e abertos.

Saiba se relacionar de forma interpessoal

Para fechar quais são os 5 pilares da inteligência emocional, é necessário saber que a chave para o seu sucesso e para a sua felicidade é ter boas relações e saber guiar as emoções dos outros para o melhor.

Isso vai ajudar a criar um ambiente positivo à sua volta, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas, também, influenciando aqueles que estão ao seu redor.

Quais são os benefícios da inteligência emocional?

Quais são os benefícios da inteligência emocional?
Qbenefícios da inteligência emocional

Agora que você viu quais são os 5 pilares da inteligência emocional está na hora de destacar os principais benefícios de tentar colocar todos esses 5 pilares em prática a fim de alcançar, de fato, a inteligência emocional. Veja:

  • Diminui os níveis de ansiedade e estresse;
  • Diminui a quantidade de discussões nos seus relacionamentos;
  • Melhorar os relacionamentos interpessoais;
  • Ter mais empatia pelo outro gera maior compreensão e menos julgamentos;
  • Maior equilíbrio emocional;
  • Mais clareza nos objetivos e ações;
  • Melhora a capacidade de tomada de decisão;
  • Melhora a administração do tempo e a produtividade;
  • Aumenta o nível de comprometimento com metas estabelecidas;
  • Possibilita maior senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro; e
  • Aumenta a autoestima e a autoconfiança.

Agora que você está por dentro de tudo sobre quais são os 5 pilares da inteligência emocional e as vantagens de colocá-los em prática, está na hora de colocar isso na sua vida.

Se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas.

Gostou deste post? Aproveite para conferir como lidar com pessoas tóxicas no trabalho

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EnglishPortugueseSpanish
- Publicidade -

Mais Populares