spot_img
InícioNotíciasPassos para se tornar um advogado de sucesso

Passos para se tornar um advogado de sucesso

Ao longo da sua vida, você já deve ter visto profissionais muito capacitados conquistando uma carreira de sucesso, e quem não quer ter isso também. Para se tornar um advogado de sucesso tem muito chão a percorrer, muitos anos de faculdade, pós-graduação, cursos complementares, dentre outros estudos que devem te ajudar a alcançar uma carreira de excelência.

O processo para ter excelência é muito desafiador e deve exigir muito comprometimento e dedicação da sua parte, para que isso funcione, deve-se adotar hábitos e posturas que influencie diretamente sua vida profissional.

Escolher uma faculdade que tenha um bom nome no mercado de trabalho como Mackenzie, São Judas, e ter feito o vestibular da USP, também pode te ajudar a alavancar sua carreira, principalmente se deseja trabalhar em uma empresa grande, 

Além do estudo e por mais conhecimento que você adquira durante seu curso, o mercado ainda assim é muito competitivo e exige muito dos profissionais contratados, é preciso ter estratégias para poder conquistar seus clientes e fidelizá-los, além de participar de eventos e atividades no meio jurídico que destaquem você como profissional.

Para te ajudar a alavancar sua carreira, separamos alguns passos para se tornar um advogado de sucesso e com uma carreira profissional com excelência. Confira!

Veja também: Quais tipos de advogados existem!

Se planeje

Após terminar a faculdade, você deve fazer um planejamento da sua vida profissional e como você vai organizar suas tarefas que serão muitas daqui pra frente.

Quando você planeja sua vida, você poderá conseguir identificar riscos que podem possivelmente ocorrer, seja em qualquer área do Direito que você escolher, ou até onde você pretende trabalhar, seja como sócio de um escritório, em uma empresa no departamento jurídico ou até como autônomo abrindo sua própria empresa.

Organize sua agenda e se planeje, para trabalhar com qualidade, deve-se estar prevenido e preparado.

Promova seu trabalho

Quando se é um novo profissional no mercado de trabalho, você deve se esforçar para se destacar, e umas das prioridades para se ter sucesso é conquistar clientes que poderá gerar indicação de outros futuramente, ou até de grandes empresas.

Uma boa dica é fazer contatos participando de eventos jurídicos, como palestras, tribunais abertos ao público e reuniões, essas aparições irão fornecer uma maior visibilidade a você como profissional e um carreira de sucesso que podem te trazer um bom salário e até muitas viagens no Nordeste.

Além de participar de eventos para gerar visibilidade a sua carreira, ter uma boa estratégia de networking, principalmente no início da sua carreira, é essencial. Você profissional irá construir uma boa rede de contatos, investindo em networking.

Durante a construção da sua carreira, como profissional você vai lidar com diferentes perfis de cliente, desde um que não entenda nada sobre Direito, ou até um que entenda bastante sobre a área. Por esse motivo, você deverá reunir algumas características como flexibilidade, gentileza, comunicação, humildade, paciência, empatia, entre muitas outras.

Fidelize os clientes

Após conseguir alguns clientes em participações em eventos e fazer seu networking, a meta é construir um bom relacionamento com os mesmo. Uma atenção diferenciada de outros profissionais no mercado é o que o seu cliente espera, além de muita dedicação.

Hoje em dia, com toda a comunicação sendo através de tecnologia na maioria das vezes, é normal que em sua carreira, você encontre situações como atender clientes fora do serviço, o que pode não ser tão agradável, mas pode ser um diferencial para fidelizar o seu cliente.

Outras maneiras de fidelizar o seu cliente é dar uma atenção redobrada ao problema dele, ser sincero e mostrar que se importa, passar as orientações e esclarecer dúvidas também são pontos a serem levados em consideração. Com esse atendimento diferencial, o cliente vai se lembrar do bom trabalho exercido e pode te indicar para parentes e amigos.

Tenha um mentor

Sempre é bom termos em nossa vida pessoas que te inspirem a realizar seus sonhos, e que te dão apoio na carreira que irá seguir, quando se tem orientação de um mentor, as dúvidas que você não tinha, não vai ter mais. 

Umas das vantagens em ter um um profissional mais experiente e que ele vai te ajudar a desenvolver novas aptidões, te explica como é a visão do mercado e te auxiliar a conquistar seus objetivos. A orientação de crises que podem surgir no mercado de trabalho somente pode ser explicada por um profissional com experiência.

As rotinas de um advogado exigem habilidades que são obtidas por anos de experiência no mercado e também por meio de muita prática e estudo, como uma boa escrita e oratória.

Então contar com um mestre que tenha essas características é, vai ajudar você da melhor forma de como aprender a exercer melhor as atividades da profissão.

Seja um especialista

Após a graduação, mesmo com aqueles 5 anos de estudo, não é possível absorver todas as diferentes áreas do direito, então irá surgir a necessidade de se especializar em uma área específica  e complementar sua formação no seu currículo, isso vai agregar para um melhor emprego no mercado de trabalho.

Para complementar sua formação tem as pós-graduações que nos preparam para a carreira desejada. É muito importante você avaliar criteriosamente as áreas em crescimento e com forte tendência no mercado de trabalho.

Após toda sua pesquisa, mantenha seus estudos e foque para ser o melhor profissional da sua carreira.

Seja comunicativo

Uma boa oratória e escrita são essenciais na sua carreira, a comunicação do advogado deve ser um destaque no seu dia a dia, pois lida com pessoas e resolve seus problemas.

Procure deixar tudo claro e objetivo com seus clientes, e seja sempre transparente, pois sinceridade nesta área é um ponto importante.

O advogado deve saber transmitir o que deseja passar, e ter clareza em suas apresentações.

Esteja atualizado

Com as mudanças no mercado de trabalho cada vez mais comuns, e muitas novas tecnologias no dia a dia, estar atualizado das inovações que acontecem deve ser uma prioridade para ser um bom profissional.

No meio jurídico, mudanças sempre vão acontecer, até porque a lei muda sempre, e vai haver mudanças nos tribunais, na forma como a lei é aplicada e novas tecnologias de trabalho. 

Um advogado deve estar sempre estudando para estar atualizado nas inovações que surgem, pois métodos antigos podem impactar diretamente o seu serviço, o que pode ter a perda dos seus cliente.

Um ponto essencial é investir na capacitação, como uma boa pós-graduação para ampliar os seus conhecimentos, sobre a área trabalhada, isso vai te ajudar a poder conseguir emprego em empresas com muito prestígio no mercado e melhora sua reputação frente aos clientes.

Além de estar sempre atualizado, outro ponto é fazer cursos complementares, pois mesmo com o diploma em mãos, não é o suficiente para construir uma carreira com excelência.

Esses cursos são uma ótima ferramenta para complementar suas competências. Sempre é bom investir no universo do Direito e em cursos de desenvolvimento como comunicação, escrita e oratória.

Seja agradável e dedicado

Caso você trabalhe em uma empresa onde sempre há contato com clientes ou até tenha seus próprios clientes em sua empresa, ter cordialidade e ser agradável deve ser umas das suas posturas.

O advogado que tem um comportamento indiferente, o que fala com um vocabulário muito complexo, é uma característica que cada vez está menos prestigiada na área exercida.

Atualmente todas as pessoas que contratam um advogado desejam entender claramente como funciona o processo e quais as soluções propostas pelo profissional e também buscam um relacionamento mais próximo com o contratado.

Para trazer mais confiança ao seu cliente, ser agradável não irá diminuir o seu comprometimento e o resultado do seu serviço, se importa irá fazer com que você seja um profissional de sucesso atualmente no mercado de trabalho, e vai ter um bom reconhecimento.

Além de ser um bom profissional e focar na sua carreira com dedicação, é importante também ter uma postura humanizada, pois não sabemos qual caso você poderá enfrentar, e ser humano e acalmar a família é importante neste momento.

Saiba que dependendo da área que você vai ou já é especializado, ser delicado com suas palavras traz mais confiança do seu cliente, pois eles te contratam para resolver seus problemas pessoais.

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EnglishPortugueseSpanish
- Publicidade -

Mais Populares